Gestão de telecom: esclareça suas dúvidas sobre telefonia IP

redução de custos operacionais está entre os principais objetivos de empresas de diferentes portes e segmentos. Na busca por soluções que viabilizem essa meta, a telefonia IP é uma possibilidade que aparece no radar de muitos gestores.

De fato, a telefonia IP apresenta diversos benefícios às empresas. Entretanto, é preciso esclarecer as principais dúvidas sobre a solução antes de implementá-la no negócio. Saiba mais a seguir!

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Como funciona a telefonia IP

A primeira dúvida comum sobre a telefonia IP se refere ao conceito e funcionamento. A solução consiste no uso de conexões de rede para realizar e receber chamadas.

Dessa forma, em vez de contar com o sistema tradicional de telefonia, é usada a internet para fazer a transmissão dos dados. O que exige um tipo de infraestrutura mais simples e, geralmente, já presente nas empresas. Isso serve para otimizar os processos e reduzir custos.

Principais dúvidas sobre o sistema

Fica claro que o uso da solução traz uma série de benefícios ao seu negócio. Mas você sabe exatamente quais são eles? Confira aqui as vantagens do recurso e tire suas dúvidas!

  • Gratuidade das ligações

Muitos gestores acreditam que, com a telefonia IP, será possível eliminar completamente os custos com ligações. No entanto, a solução é gratuita apenas quando a comunicação é realizada entre ramais em uma rede privada. Normalmente, essa estrutura é construída entre matriz e filiais de uma empresa

Mas, se for necessário ligar para fornecedores e clientes que utilizam operadoras convencionais, as chamadas passam a ser tarifadas. O que pode ser feito é a extensão da rede privada para os parceiros de negócio mais relevantes. Dessa forma, essas ligações deixam de ser cobradas.

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  • Redução de custos

O principal benefício da telefonia IP é reduzir custos com comunicação. O corte de gastos pode chegar a até 80%. Apesar de possível, esse cenário só ocorre quando há muitos problemas e erros prévios. Por exemplo: planos de telefonia inadequados, dimensionamento exagerado de linhas, entre outros.

Em geral, a redução de custos está relacionada com o melhor aproveitamento da estrutura. O que inclui eficiência na gestão de recursos, controle de permissões de usuários e monitoramento.

  • Aumento da produtividade

A telefonia IP permite uma melhor integração e comunicação entre as equipes. Logo, agiliza os processos internos e a tomada de decisão.

Além disso, a rede garante mobilidade. Assim, basta o acesso à internet para fazer ligações pelos ramais, mesmo que o colaborador esteja fora da empresa.

Apesar das facilidades da comunicação via internet, o aumento da produtividade depende de certos fatores:

– Treinamento dos profissionais para o uso adequado da estrutura disponível.
– Cultura corporativa em prol da inovação.

  • Qualidade das ligações

Essa questão sobre a telefonia IP ainda é muito presente, devido à preocupação dos gestores com as oscilações e a velocidade das redes disponíveis. Atualmente, entretanto, os sistemas já operam com velocidades regulares. O que garante ligações pela internet de boa qualidade.

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  • Aproveitamento da estrutura prévia

Uma das principais dúvidas ao adotar a solução se refere ao aproveitamento da estrutura prévia da empresa. Ao escolher o parceiro para fazer a implementação, deve-se atentar a esse aspecto. Isso porque diversos equipamentos e estruturas instalados podem ser aproveitados no processo, minimizando a necessidade de novos investimentos.

Mesmo assim, a equipe fornecedora fará uma avaliação de cada equipamento, como centrais telefônicas, telefones analógicos, headsets e outros. O objetivo é excluir aqueles que apresentam riscos ao correto funcionamento do novo sistema e afetam a segurança da informação. O que poderia comprometer os resultados alcançados.

Parceiro para implementação da solução

Neste cenário, é importante contar com parceiros experientes e especializados, como a ABX Telecom. Desenvolvemos soluções personalizadas de comunicação e telefonia IP de acordo com as necessidades e características do negócio.

Oferecemos os hardwares necessários para a implementação como também os softwares, testes e integrações para o funcionamento completo.

Entre as vantagens do nosso sistema estão: redução de custos, escalabilidade, expansão do sistema, segurança, qualidade das chamadas e suporte técnico imediato.

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