Como tornar sua empresa mais digital e eficiente com switch de rede?

switch de rede

O switch de rede é um dos principais ativos do parque tecnológico, influenciando a agilidade das operações e também a capacidade de transformação e inovação do negócio.

Cada vez mais, a estruturação da rede é um diferencial estratégico. De acordo com a consultoria Gartner, até 2023, mais de 60% das empresas acreditam a rede será o núcleo das estratégias digitais. Enquanto isso, atualmente, essa porcentagem fica em menos de 20%.

Para que essa modernização estratégica seja possível, entretanto, os gestores devem ponderar quesitos competitivos, mas também a infraestrutura física, o que inclui o switch de rede.

Leia também: Como funciona um switch de rede para empresas?

5 benefícios de adotar o switch de rede

O switch de rede é o hardware que faz conexão dos computadores na intranet e internet, determinando a capacidade de transmissão de dados entre as máquinas.

A escolha acertada desse ativo de rede influencia a estruturação do negócio e seu potencial de desenvolvimento no curto e longo prazo. Algumas vantagens de adotar o switch de rede incluem:

  • Transformação digital: o equipamento viabiliza a modernização dos processos, colocando a empresa na dianteira das tendências tecnológicas e com maior capacidade de inovação; 
  • Competitividade: com a qualidade da transmissão de dados, a empresa ganha eficiência e produtividade, destacando-se em relação à concorrência; 
  • Redução de custos: com a estruturação adequada do parque tecnológico a empresa consegue diminuir os custos operacionais, pois ganha velocidade e estabilidade na rede; 
  • Simplificação de processos: com uma rápida transmissão de dados, a empresa pode automatizar processos, garantindo a produtividade; 
  • Segurança cibernética: a configuração do switch de rede influencia a segurança cibernética do negócio, reduzindo as vulnerabilidades para ações hackers.

Portanto, existem diferentes motivos que explicam o porquè a empresa deve realizar esse investimento na modernização do parque tecnológico, incluindo dos switches.

Veja ainda: Infraestrutura de TI: 5 erros comuns que podem prejudicar a operação

Como escolher o switch de rede ideal ao negócio?

Por se tratar de uma escolha estratégica, os gestores devem avaliar qual o switch de rede mais apropriado às necessidades do negócio. Destaca-se que empresas de diferentes portes, segmentos e em etapas de transformação digital distintas podem ter demandas distintas quanto às características dos ativos de rede.

Ao considerar as particularidades do negócio, portanto, o switch de rede pode ser definido conforme alguns elementos. Confira!

Tipo de switch

Os switches podem ser fixos ou modulares, sendo o segundo favorável ao processo de escalabilidade do negócio devido à possibilidade de adicionar novos módulos de aplicação.

Saiba também: Ativos de rede: 6 principais desafios na gestão de TI

A marca também é um elemento importante, definindo um parceiro confiável e com boa reputação no mercado, além de um modelo adequado às necessidades da empresa.

Gerenciável

O switch gerenciável oferece mais recursos, com uma melhor experiência que se deve aos altos níveis de segurança, controle preciso e gerenciamento da rede.

Apesar dessas vantagens, a opção não gerenciável continua sendo recomendada para ambientes simples que exigem apenas uma camada de comunicação. Isso porque o erro na configuração do ativo pode comprometer a segurança e a operacionalidade da empresa.

Saiba mais: Quais as diferenças entre switch de rede gerenciável e não gerenciável?

Compatibilidade

A estruturação da rede depende da avaliação de compatibilidade dos ativos de rede com os terminais de uso, como computadores, telefones IP, smartphones e outros.

Verifique, portanto, as especificações dos terminais que serão usados e as suas necessidades para uma escolha mais acertada.

Segurança

Avalie o nível de segurança que sua equipe de TI considera apropriado e pode gerenciar, pois o switch de rede pode dispor de recursos adicionais de proteção como VLANs privadas, Policiamento do Plano de Controle (CoPP), suporte a 802.1x e outros.

Outsourcing de TI

Atualmente, uma forma de manter o parque tecnológico da empresa atualizado, moderno e competitivo é contar com um outsourcing de TI que vai disponibilizar os ativos necessários à infraestrutura de TI.

A ABX Telecom é um outsourcing de TI com 20 anos de experiência em tecnologia da informação e dispõe de uma solução completa para infraestrutura de TI de empresas de diferentes portes e segmentos.

Leia mais: Outsourcing de TI: quando sua empresa deve optar por essa estratégia?

Os clientes beneficiam-se com a consultoria especializada, ajudando a definir as características necessárias para o switch de rede e demais ativos de rede de acordo com as demandas do negócio.

Quer mais informações? Confira a solução de infraestrutura de TI da ABX Telecom aqui!

Confira nosso checklist e saiba como garantir uma gestão de ativos de rede e TI mais eficiente.

Utimos posts

Confira aqui os posts mais recentes, esse blog é recomendado para quem busca entender mais sobre o mundo da tecnologia

var swiperSbre = new Swiper(".swiper-sobre", { slidesPerView: 1, spaceBetween: 30, // loop: true, autoplay:true, navigation: { nextEl: ".swiper-button-next1", prevEl: ".swiper-button-prev1", }, delay: 1000, // loopAdditionalSlides: 1, breakpoints: { 786: { slidesPerView: 1, spaceBetween: 30, }, 568: { slidesPerView: 1, spaceBetween: 30, }, 0: { slidesPerView: 1, spaceBetween: 30, }, }, }); var swiperSbre = new Swiper(".swiper-sobre1", { slidesPerView: 1, spaceBetween: 30, loop: true, autoplay: { delay: 7000, // tempo em milissegundos entre cada slide }, loopAdditionalSlides: 1, breakpoints: { 786: { slidesPerView: 1, spaceBetween: 30, }, 568: { slidesPerView: 1, spaceBetween: 30, }, 0: { slidesPerView: 1, spaceBetween: 30, }, }, }); var swiper4 = new Swiper(".swiperTopi", { spaceBetween: 10, slidesPerView: 1, }); var swiper3 = new Swiper(".swiperGrand", { spaceBetween: 10, navigation: { nextEl: ".swiper-button-next", prevEl: ".swiper-button-prev", }, thumbs: { swiper: swiper4, }, }); var swiper = new Swiper(".mySwiper", { pagination: { el: ".swiper-pagination", type: "progressbar", }, navigation: { nextEl: ".swiper-button-next", prevEl: ".swiper-button-prev", }, }); var swiper5 = new Swiper(".swiperGrand2", { spaceBetween: 10, slidesPerView: 1, navigation: { nextEl: ".swiper-button-next", prevEl: ".swiper-button-prev", }, }); var menu = document.querySelector("header"); window.addEventListener("scroll", function () { if (window.pageYOffset > 100) { menu.classList.add("scrolled"); } else { menu.classList.remove("scrolled"); } }); var swiper = new Swiper(".mySwiper", { spaceBetween: 10, slidesPerView: 1, freeMode: true, watchSlidesProgress: true, }); var swiper2 = new Swiper(".mySwiper2", { spaceBetween: 10, slidesPerView: 3, navigation: { nextEl: ".swiper-button-next", prevEl: ".swiper-button-prev", }, thumbs: { swiper: swiper, }, }); var buttons = document.querySelectorAll("#sobre .btn[data-af]"); // --------------- var activeParagraph = document.querySelectorAll('#sobre [data-af="1"]'); activeParagraph.forEach(function (active) { active.classList.add("show"); }); // --------------- buttons.forEach(function (button) { button.addEventListener("click", function () { var afValue = this.getAttribute("data-af"); var paragraphs = document.querySelectorAll("#sobre [data-af]"); paragraphs.forEach(function (p) { p.classList.remove("show"); }); var activeParagraph = document.querySelectorAll( '#sobre [data-af="' + afValue + '"]' ); activeParagraph.forEach(function (active) { active.classList.add("show"); }); // activeParagraph.classList.add("show"); }); });