Como o sistema de comunicação otimiza o trabalho remoto e aumenta a produtividade

sistema de comunicação

Atualmente, com a pandemia da COVID-19, as empresas tiveram que oferecer o trabalho remoto aos seus colaboradores, bem como ferramentas para execução das tarefas e um sistema de comunicação eficaz.

Nesse sentido, ainda antes do coronavírus, uma pesquisa da SurePayRoll revelou que 86% dos trabalhadores entrevistados atingem a produtividade máxima quando trabalham sozinhos. E dois terços dos gestores identificam que a produtividade é maior quando os colaboradores trabalham em home office.

Diante deste cenário, preparamos este conteúdo com todos os detalhes sobre sistema de comunicação para o trabalho remoto. Confira!

Confira as tecnologias que fazem parte de um sistema de comunicação

Sistema de telefonia PABX e na nuvem

A telefonia PABX e o sistema de telefonia na nuvem realizam a distribuição de chamadas de uma empresa, com economia, flexibilidade e escalabilidade.

A partir desse sistema, a organização garante inúmeros ramais capazes de gerar ligações entre si e para a rede pública de telefonia. Desta maneira, a plataforma ajuda a gerir o fluxo de chamadas e melhora a qualidade no atendimento.

Com funcionalidades como chamadas em conferência, mobilidade e extensão de ramais, a empresa ganha mais produtividade e reduz os custos. Além disso, a organização também garante mobilidade, já que o sistema na nuvem está alocado na internet, o que confere flexibilidade de trabalho e gastos ainda menores.

Confira outras vantagens que o sistema de telefonia PABX e na nuvem oferecem a uma empresa:

  • Redução dos custos de ligação
  • Plano de numeração unificado para toda a empresa
  • Redução do custo de operação da rede
  • Ganho de escalabilidade
  • Acesso via web
  • Expansão de aplicações de voz
  • Aplicações de vídeo
  • Redução de custos decorrentes de interrupções
  • Redução de custos com infraestrutura
  • Diminuição do tempo de resposta
  • Melhorar a qualidade de serviço
  • Segurança das informações.

Videoconferência e telepresença

Dois outros canais que fazem parte de um sistema de comunicação eficaz são: videoconferência e telepresença. 

Essas soluções têm recursos de áudio, vídeo e compartilhamento de conteúdo para compor o ambiente de reunião e ‘aproximar’ colaboradores, clientes e até fornecedores.

Desta maneira, além da possibilidade de trabalho em home office, é possível reduzir custos com viagens, hospedagens, transportes e alimentação em deslocamentos, o que garante um ótimo retorno do investimento a médio e longo prazo.

Conheça a aplicação de um sistema de comunicação em diferentes setores

Segmentos como telecom, varejo e financeiro, além de tantos outros que estão diretamente impactados com a COVID-19, precisam lidar com as novas demandas mercadológicas e do próprio consumidor.

Desta maneira, essas empresas precisam investir em tecnologias de informação e comunicação que promovam o aumento da produtividade e a eficiência nos processos comunicacionais.

Atualmente, existem soluções que permitem modernizar a comunicação e telefonia interna das empresas e assim melhorar a performance de diferentes departamentos. Conheça a seguir as vantagens dessas tecnologias.

Confira as vantagens que um sistema de comunicação oferece

Melhora dos processos e possibilidade de trabalho remoto

Um sistema de comunicação impacta diretamente nos processos realizados nas empresas, já que possibilita que a comunicação seja realizada por meio de variadas plataformas, diminuindo o tempo de contato e aumentando a produtividade.

Além disso, é possível que os colaboradores possam trabalhar remotamente, de suas casas ou até quando estiverem em viagens corporativas.

Com essa facilidade na comunicação das equipes e departamentos, há uma maior eficiência nos processos realizados, o que melhora o desempenho das equipes.

Redução dos gargalos operacionais

Um dos fatores que mais causam problemas na operação das empresas é a ausência de estratégias e tecnologias de informação e comunicação eficientes.

Por meio de um sistema de telefonia moderno, as empresas poderão mapear os processos internos, além de identificar e eliminar gargalos operacionais.

Diminuição dos custos de operação

A implementação de um sistema de telefonia adequado influencia diretamente os custos operacionais da empresa, como:

  • Redução dos custos com DDD e DDI;
  • Diminuição dos custos relacionados com a manutenção da rede;
  • Menores custos ocasionados pelas interrupções;
  • Redução dos valores destinados à infraestrutura.

Dessa forma, as empresas de diferentes setores conseguem reduzir os custos de operação de maneira geral, sem afetar o funcionamento, a qualidade dos serviços e os atendimentos realizados aos clientes, fornecedores e parceiros.

Aumento da segurança da informação

É determinante que as tecnologias de informação e comunicação implementadas proporcionem a segurança necessária ao funcionamento do negócio.

A parceira fornecedora deve ter experiência na área e oferecer soluções modernas que garantam a eficiência do sistema de comunicação, tudo de maneira segura e confiável.

Maior escalabilidade da empresa

Um negócio com escalabilidade é aquele que consegue crescer e expandir a atuação sem prejudicar a operacionalidade da empresa e que garante a excelência nas atividades realizadas.

Dessa forma, o investimento adequado nas estruturas e na comunicação permite que a empresa alcance esse objetivo, expandindo a base de clientes sem que haja inviabilidade das ações desenvolvidas.

Aumento da produtividade

O conjunto dos benefícios citados acima contribui diretamente para o aumento da produtividade da equipe, pois toda a comunicação poder ser realizada com mais praticidade e rapidez.

Conte com uma empresa experiente em sistema de comunicação

Para oferecer o trabalho remoto aos colaboradores, é preciso disponibilizar todas as ferramentas necessárias para a execução e entrega das atividades e isso inclui um sistema de comunicação eficaz.

Para isso, é fundamental contar com uma empresa de confiança e com experiência, como a ABX Telecom.

Somos responsáveis pelo planejamento e implementação dos sistemas de comunicação, tanto a telefonia PABX e na nuvem, como a videoconferência e a telepresença.  

Veja os motivos para escolher as soluções disponibilizadas pela ABX:

  • Implementação, manutenção e funcionamento das soluções 
  • Know how e estruturas adequadas para implantar as soluções
  • Experiência de mercado para garantir o sistema mais funcional
  • Suporte técnico eficiente, com disponibilidade 24×7

Entre em contato com os nossos especialistas e tenha a melhor solução de sistema de comunicação para a sua empresa!

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