Quais os benefícios de gerenciar os ativos de rede?

ativos de rede

Os ativos de rede consistem nos itens físicos e virtuais utilizados para funcionamento da rede corporativa. Dessa forma, podem ser considerados nessa classificação tanto hardwares quanto softwares.

A gestão dos ativos de rede refere-se à adoção de práticas administrativas com o objetivo de dar suporte à operação do negócio por meio desses recursos.

Assim, uma gestão eficiente engloba o rastreamento, descrição, monitoramento e sistematização dos recursos. Saiba mais a seguir!

Veja ainda: Tecnologia da informação nas empresas: principais áreas de investimento

Qual a importância da gestão dos ativos de rede?

Por meio da gestão de ativos de rede, as empresas conseguem mapear todo o capital direcionado a essa área. Com esse monitoramento, os gestores conhecem os equipamentos, a estrutura de rede e também as condições de cada um deles.

Como visto, diversos itens podem ser classificados entre os ativos de rede e fazer parte da política de gerenciamento da empresa, como:

  • Dispositivos de armazenamento, como pendrive e HD externo;
  • Soluções WLAN como controladoras, Access Point Indoor e Outdoor;
  • Componentes dos computadores;
  • Periféricos como mouse, teclado e monitores;
  • Sistemas operacionais e demais softwares instalados;
  • Equipamentos como servidores, roteadores e switches.

Leia também: 5 principais ativos de rede para empresas

Toda essa infraestrutura deve ter uma gestão centralizada para garantir o uso adequado dos recursos e também investimentos acertados em novos ativos de rede.

Ciclo de vida dos ativos de rede

Assim, o gerenciamento dos ativos permite conhecer e monitorar o ciclo de vida dos recursos de TI. Esse ciclo se inicia com a pesquisa inicial antes da aquisição e vai até o final da vida útil do recurso.

Os ativos têm ciclos como de estabilidade, manutenção, upgrade e outros. Ao reconhecer essas fases, os gestores podem planejar mais acertadamente os investimentos e melhorar as práticas desenvolvidas.

Leia também: Gestão de TI: quais as habilidades do profissional de tecnologia do futuro?

Por exemplo, quando é disponibilizada uma atualização de software, ele entra em um momento de “upgrade/manutenção”, mas os gestores também devem avaliar quando ele torna-se ultrapassado, exigindo a substituição.

O mesmo funciona com os ativos de rede em hardware, que devem ter o desempenho monitorado para organizar manutenções ou mesmo o descarte.

5 benefícios da gestão de ativos de rede

Como visto, o gerenciamento dos ativos de rede é determinante para estruturação dos processos e direcionamento dos recursos da área de TI. No entanto, outros benefícios podem ser destacados com essa prática. Confira!

1. Antecipação de problemas do parque tecnológico

Com o monitoramento e controle dos processos e recursos do parque tecnológico, os gestores de TI podem antecipar riscos e problemas. O que garante um contingenciamento dessas vulnerabilidades e menores chances de prejuízo.

2. Redução dos custos

A gestão dos ativos de rede garante a ampliação da vida útil dos recursos, pois promove a realização de manutenções periódicas e outros cuidados que minimizam a necessidade de investimentos fora do planejamento, como devido à quebra do equipamento.

3. Histórico de alterações

A eficiência da área de TI depende de um parque tecnológico constantemente mapeado. O que garante um registro constante das alterações em hardwares e softwares e melhora a tomada de decisão dos gestores. Além disso, torna os investimentos estratégicos e possibilita o rastreamento dos recursos.

Veja também: Gestão de TI: como identificar a hora certa de trocar o parque tecnológico

4. Aumento da eficiência

O gerenciamento da infraestrutura de rede promove o aumento da eficiência das operações diárias, pois a equipe terá recursos de TI com mais qualidade.

Além disso, a gestão adequada evita a necessidade de abordagens emergenciais para reverter falhas, reduzindo a interrupção das operações devido a problemas técnicos.

5. Maior segurança

A escolha de ativos de rede modernos e confiáveis é fundamental para que a estrutura corporativa seja mais segura. O que se reflete em menos vulnerabilidades a ciberataques.

Como obter essas vantagens em TI?

O desenvolvimento de uma política de gestão de ativos de rede demanda comprometimento por parte dos gestores, mas também requer parceiros qualificados.

Leia mais: Como tornar a gestão de ativos de rede e TI mais eficiente?

A ABX Telecom é um outsourcing de TI que fornece os principais ativos de rede do parque tecnológico, sendo que as empresas parceiras tem a opção de adquirir os equipamentos ou contar com soluções personalizadas de outsourcing.

Dessa forma, a ABX Telecom auxilia na estruturação da gestão dos ativos de rede, dando suporte a etapas como instalação, manutenção e gerenciamento dos recursos.

Quer ter ativos de rede mais confiáveis e modernos? Conheça a solução da ABX Telecom!

Confira nosso checklist e saiba como garantir uma gestão de ativos de rede e TI mais eficiente.

Utimos posts

Confira aqui os posts mais recentes, esse blog é recomendado para quem busca entender mais sobre o mundo da tecnologia

var swiperSbre = new Swiper(".swiper-sobre", { slidesPerView: 1, spaceBetween: 30, // loop: true, autoplay:true, navigation: { nextEl: ".swiper-button-next1", prevEl: ".swiper-button-prev1", }, delay: 1000, // loopAdditionalSlides: 1, breakpoints: { 786: { slidesPerView: 1, spaceBetween: 30, }, 568: { slidesPerView: 1, spaceBetween: 30, }, 0: { slidesPerView: 1, spaceBetween: 30, }, }, }); var swiperSbre = new Swiper(".swiper-sobre1", { slidesPerView: 1, spaceBetween: 30, loop: true, autoplay: { delay: 7000, // tempo em milissegundos entre cada slide }, loopAdditionalSlides: 1, breakpoints: { 786: { slidesPerView: 1, spaceBetween: 30, }, 568: { slidesPerView: 1, spaceBetween: 30, }, 0: { slidesPerView: 1, spaceBetween: 30, }, }, }); var swiper4 = new Swiper(".swiperTopi", { spaceBetween: 10, slidesPerView: 1, }); var swiper3 = new Swiper(".swiperGrand", { spaceBetween: 10, navigation: { nextEl: ".swiper-button-next", prevEl: ".swiper-button-prev", }, thumbs: { swiper: swiper4, }, }); var swiper = new Swiper(".mySwiper", { pagination: { el: ".swiper-pagination", type: "progressbar", }, navigation: { nextEl: ".swiper-button-next", prevEl: ".swiper-button-prev", }, }); var swiper5 = new Swiper(".swiperGrand2", { spaceBetween: 10, slidesPerView: 1, navigation: { nextEl: ".swiper-button-next", prevEl: ".swiper-button-prev", }, }); var menu = document.querySelector("header"); window.addEventListener("scroll", function () { if (window.pageYOffset > 100) { menu.classList.add("scrolled"); } else { menu.classList.remove("scrolled"); } }); var swiper = new Swiper(".mySwiper", { spaceBetween: 10, slidesPerView: 1, freeMode: true, watchSlidesProgress: true, }); var swiper2 = new Swiper(".mySwiper2", { spaceBetween: 10, slidesPerView: 3, navigation: { nextEl: ".swiper-button-next", prevEl: ".swiper-button-prev", }, thumbs: { swiper: swiper, }, }); var buttons = document.querySelectorAll("#sobre .btn[data-af]"); // --------------- var activeParagraph = document.querySelectorAll('#sobre [data-af="1"]'); activeParagraph.forEach(function (active) { active.classList.add("show"); }); // --------------- buttons.forEach(function (button) { button.addEventListener("click", function () { var afValue = this.getAttribute("data-af"); var paragraphs = document.querySelectorAll("#sobre [data-af]"); paragraphs.forEach(function (p) { p.classList.remove("show"); }); var activeParagraph = document.querySelectorAll( '#sobre [data-af="' + afValue + '"]' ); activeParagraph.forEach(function (active) { active.classList.add("show"); }); // activeParagraph.classList.add("show"); }); });