Gestão de redes: como manter a rede corporativa gerenciável e protegida?

gestão de redes

Empresas de diferentes tamanhos e segmentos devem investir em uma gestão de redes eficiente. Assim, é possível melhorar o desempenho dos ativos de rede e tornar a infraestrutura mais segura contra ciberataques.

Neste sentido, existem diversas condutas que devem ser adotadas pela equipe de TI. Sem contar a conscientização e qualificação de todos os times visando um ambiente mais seguro.

Saiba mais: 9 formas de engajar os colaboradores em segurança cibernética

A seguir, conheça a importância de investir em gestão de redes e quais estratégias devem ser adotadas.

Qual a importância de proteger a rede corporativa?

A Aliança para a Confiança Online da Sociedade Internet faz o levantamento sobre ameaças online nos Estados Unidos. De acordo com o estudo, foram realizados 2 milhões de ciberataques em 2018 resultando em prejuízos de US$ 45 bilhões.

Ao considerar apenas os ataques do tipo ransomware, que consiste em pedido de resgate de informações sequestradas, as perdas somaram US$ 8 bilhões.

Segundo o relatório, também houve 6.515 violações de computadores que expuseram 5 bilhões de arquivos em 2018. A soma é um pouco menor do que em 2017, demonstrando melhoras na segurança online, mas ainda é preocupante.

Esses dados comprovam a relevância da gestão de redes para proteger os sistemas corporativos de ciberataques.

No entanto, esse gerenciamento e monitoramento de redes não se restringe à segurança. Outro aspecto que deve ser levado em conta nos investimentos em uma gestão eficiente de redes é o desempenho dos ativos e softwares. O que influencia diretamente a performance das equipes.

Afinal, a disponibilidade dos sistemas é determinante para operacionalidade da empresa e a qualidade na prestação de serviços.

Saiba mais: Como otimizar a segurança de redes no ambiente corporativo?

Como garantir a eficiência da gestão de redes?

Dada à relevância financeira, operacional e de segurança da gestão de redes, muitos gestores de TI questionam quais os requisitos mínimos para um bom desempenho dos sistemas e ativos de rede. A seguir, destacamos as principais recomendações.

1. Estrutura de rede corporativa

O primeiro aspecto fundamental é ter a estrutura de rede corporativa bem mapeada. Isso leva em conta informações sobre cabeamento, portas de acesso, pontos do roteador e Access Point, entre outras.

O indicado é que esses dados sejam documentados corretamente e as configurações e características da rede atualizadas. Tal processo facilita o diagnóstico de problemas e a busca por soluções.

2. Controle de acesso

Um dos aspectos mais importantes em uma rede corporativa é estruturar o controle de acesso dos usuários de acordo com as necessidades. Além disso, deve-se autorizar a conexão de cada dispositivo.

Com esse cuidado, são reduzidas as chances de acesso inadequado dos dados e recursos por parte dos colaboradores. E, assim, evita-se o risco de invasões de rede.

Leia também: Como implementar o BYOD em sua gestão de TI?

3. Segurança em portas de switch

A configuração das portas de switch é um aspecto essencial na segurança da rede. Os responsáveis podem especificar a configuração da porta para não permitir um uso não autorizado ou restringir o acesso de acordo com o endereço MAC.

4. Plano de contenção

Mesmo as redes bem-estruturadas e com soluções de segurança devem ter um plano de contenção em caso de ameaças ou invasões.

A ausência de uma estratégia de riscos previamente estudada faz com que a equipe demore mais tempo para responder às ameaças. O que aumenta os danos e prejuízos provocados pelos ataques e violações.

5. Sistema de monitoramento

Um sistema de segurança com monitoramento em tempo real é essencial para melhorar a gestão de redes e evitar vulnerabilidades e ciberataques.

O sistema faz a varredura contínua dos acessos, identificando anormalidades e isolando automaticamente as ameaças para reduzir os riscos.

Com esses cuidados, a empresa aumenta a segurança online da corporação. Além disso, garante melhora no desempenho devido à eficiência da gestão de redes.

Como melhorar a sua gestão de redes?

Para implementar todas essas estratégias na gestão de redes do seu negócio, é possível contar com empresas especializadas e com diversas soluções que contemplem os aspectos necessários.

A ABX Telecom é um outsourcing de TI que trabalha com ativos de rede variados, fazendo toda a estruturação do parque tecnológico da sua companhia para garantir níveis elevados de desempenho e segurança de rede.

Além disso, realizamos todo o processo de planejamento, desenvolvimento e modernização das redes com foco nas particularidades do seu negócio.

Para completar o nosso pacote e garantir a proteção da rede, contamos com o sistema de segurança cibernética (TPS) para monitoramento 24 horas da rede.

Quer conhecer melhor as soluções de gestão de redes da ABX Telecom? Confira os nossos serviços e entre em contato conosco!

Confira nosso checklist e saiba como garantir uma gestão de ativos de rede e TI mais eficiente.

Utimos posts

Confira aqui os posts mais recentes, esse blog é recomendado para quem busca entender mais sobre o mundo da tecnologia

var swiperSbre = new Swiper(".swiper-sobre", { slidesPerView: 1, spaceBetween: 30, // loop: true, autoplay:true, navigation: { nextEl: ".swiper-button-next1", prevEl: ".swiper-button-prev1", }, delay: 1000, // loopAdditionalSlides: 1, breakpoints: { 786: { slidesPerView: 1, spaceBetween: 30, }, 568: { slidesPerView: 1, spaceBetween: 30, }, 0: { slidesPerView: 1, spaceBetween: 30, }, }, }); var swiperSbre = new Swiper(".swiper-sobre1", { slidesPerView: 1, spaceBetween: 30, loop: true, autoplay: { delay: 7000, // tempo em milissegundos entre cada slide }, loopAdditionalSlides: 1, breakpoints: { 786: { slidesPerView: 1, spaceBetween: 30, }, 568: { slidesPerView: 1, spaceBetween: 30, }, 0: { slidesPerView: 1, spaceBetween: 30, }, }, }); var swiper4 = new Swiper(".swiperTopi", { spaceBetween: 10, slidesPerView: 1, }); var swiper3 = new Swiper(".swiperGrand", { spaceBetween: 10, navigation: { nextEl: ".swiper-button-next", prevEl: ".swiper-button-prev", }, thumbs: { swiper: swiper4, }, }); var swiper = new Swiper(".mySwiper", { pagination: { el: ".swiper-pagination", type: "progressbar", }, navigation: { nextEl: ".swiper-button-next", prevEl: ".swiper-button-prev", }, }); var swiper5 = new Swiper(".swiperGrand2", { spaceBetween: 10, slidesPerView: 1, navigation: { nextEl: ".swiper-button-next", prevEl: ".swiper-button-prev", }, }); var menu = document.querySelector("header"); window.addEventListener("scroll", function () { if (window.pageYOffset > 100) { menu.classList.add("scrolled"); } else { menu.classList.remove("scrolled"); } }); var swiper = new Swiper(".mySwiper", { spaceBetween: 10, slidesPerView: 1, freeMode: true, watchSlidesProgress: true, }); var swiper2 = new Swiper(".mySwiper2", { spaceBetween: 10, slidesPerView: 3, navigation: { nextEl: ".swiper-button-next", prevEl: ".swiper-button-prev", }, thumbs: { swiper: swiper, }, }); var buttons = document.querySelectorAll("#sobre .btn[data-af]"); // --------------- var activeParagraph = document.querySelectorAll('#sobre [data-af="1"]'); activeParagraph.forEach(function (active) { active.classList.add("show"); }); // --------------- buttons.forEach(function (button) { button.addEventListener("click", function () { var afValue = this.getAttribute("data-af"); var paragraphs = document.querySelectorAll("#sobre [data-af]"); paragraphs.forEach(function (p) { p.classList.remove("show"); }); var activeParagraph = document.querySelectorAll( '#sobre [data-af="' + afValue + '"]' ); activeParagraph.forEach(function (active) { active.classList.add("show"); }); // activeParagraph.classList.add("show"); }); });